LOGO

Nossa História


NOSSA IGREJA

ASSEMBLÉIA DE DEUS EM FRANCA

Em 1942, o irmão Benedito Damião da Silva deixa sua terra natal, a cidade de Passos (MG), para trabalhar numa farinheira na cidade de Franca (SP). Ao chegar, fixou residência numa chácara, hoje, conhecida como Vila Castelinho. Convertido há pouco tempo, procurou um lugar para congregar, mas não encontrou nenhuma igreja Assembléia de Deus na cidade. Partindo desse princípio, o irmão Benedito passou a reunir em sua casa crianças da vizinhança e aos domingos, juntamente com sua família ensinava a Palavra de Deus. Nascia então, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Franca, sob a direção do irmão Damião e sua esposa irmã Conceição.

Após dois anos de trabalho, em 12/03/1944, o ministério em Franca recebe o apoio da Assembléia de Deus, localizada na cidade de Ribeirão Preto (SP). Na ocasião é oficializado o primeiro culto assembleiano em terras francanas. A partir de então, o Pastor Samuel dá continuidade ao trabalho. Na época a igreja decide alugar um salão no Bairro Santa Rita. Passado alguns meses, assume o trabalho o Pastor Manoel Alves de Albuquerque, que fica por aproximadamente 05 anos na frente da igreja. Com sua saída, e na falta de um pastor que prosseguisse com a obra, o trabalho fica temporariamente fechado. Os cultos voltam a serem celebrados apenas aos domingos, agora, na fazenda Petrópolis, na casa do irmão João Carlos de Oliveira (que foi o 1º vice-presidente do campo).

Firmados na palavra de Deus que diz: “Esta é minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, no ano de 1950, a igreja é reaberta pelo Evangelista Lellis.O ministério de Ribeirão Preto continuou a dar auxilio através do Evangelista Marcelino. Nessa época, no dia 07 de dezembro de 1950, dona Querubina Batista que morava em um sítio próximo a cidade entrega sua vida a Jesus. Neste mesmo dia se converte a família Serafim, que desempenha um papel importante para ocrescimento da obra. Para a glória de Deus, o irmão Alcides Serafim e sua família continuam na presença do Senhor. Logo depois, assume o trabalho o Presbítero Lino Vulpino. Com o crescimento da obra houve a necessidade de um pastor.

A partir daí, o Pastor Antonio Francisco dá continuidade a grande guerra espiritual travada na cidade de Franca. Ele compra um terreno e inicia a construção do primeiro templo da Assembléia de Deus em Franca, localizado na rua Antonio Bernardes Pinto, 2662 – Vila Chico Júlio. Até então a igreja funcionava em um salão alugado na rua José Alencar.
Em seguida, substitui o Pastor Antonio Francisco, o Pastor Joaquim Honório Toste a quem coube a missão de em 15 de setembro de 1959, elevar a Igreja a Personalidade Jurídica.
Em seguida, no ano de 1961 o Pastor Domingos Pinto de Almeida da continuidade ao trabalho e conclui a construção do primeiro templo em Franca, que o pastor Joaquim Honório havia iniciado. No mesmo ano, em 25 de março se converte o irmão, hoje pastor, Justino da Silva, que no Primeiro Amor, abriu trabalho no Jardim Paulista, Vila São Sebastião, Rifaina e Pedregulho. Dando continuidade a sua jornada evangelística, o Pastor Justino, juntamente com os pastores Euripedes Balsanufo (in memorian) e João Silva, iniciou a obra em São José da Bela Vista. Durante 24 anos, esteve na Vice-presidência da Igreja, e por 23 anos apresentou o Programa Vozes das Assembléias de Deus, na Radio Franca do Imperador.

Pouco tempo depois, em 1963, o Pastor Domingos é substituído pelo Pastor Arcílio Longo. Após três anos, no mês de junho de 1966, assume interinamente a presidência da igreja, o Pastor Joaquim Marcelino da Silva, que vinculou a igreja de Franca à igreja de Santo André/SP. No final do ano, à presidência do campo volta novamente para o Pastor Domingos Pinto de Almeida.No dia 22 de março de 1970 assume o trabalho o Pastor Juvenal Soares que fica na presidência até outubro de 1975, sendo substituído pelo Pastor Antonio Silva Santana que deu autonomia a Franca e vinculou a igreja com a Convenção Geral das Assembléias de Deus (CGAD).Na gestão do Pastor Santana, a Igreja adquire o terreno na Rua General Osório n°555, e começa a construção do atual templo sede, lançando a pedra fundamental em 7 de setembro de 1979. Na época, as reuniões eram feitas no porão da igreja. Depois de colocar a cobertura no templo, em março de 1982 foi realizado o primeiro culto. Na seqüência o Pastor Santana foi substituído pelo Pastor José Perozzin, que deu prosseguimento ao trabalho de construção e começou a congregar o povo na parte superior do templo ainda inacabado.
Em 10 de fevereiro de 1985 assume o rebanho o Pastor Edson de Oliveira (História), vindo de São José do Rio Preto/SP. Coube a ele o término do templo sede e dar prosseguimento ao trabalho que já se expandia em diversos bairros.

A Igreja Assembléia de Deus em Franca, abriu diversas congragações em Franca e nas cidades de Ibiraci/MG; Claraval/MG; Itirapuã/SP; Patrocínio Paulista / SP; Restinga / SP; São José da Bela Vista / SP; São Joaquim da Barra / SP; Ribeirão Corrente / SP; Jeriquara / SP; Pedregulho/SP e Rifaina/SP. Para dar seqüência ao ide do Senhor e em 2006, o Pastor Edson de Oliveira deu autonomia a essas cidades da região.

Em 2013, após 28 anos a frente do rebanho, o Pastor Edson de Oliveira é jubilado e no dia 14 de dezembro do mesmo ano, o Pastor Isaac Vicente Ribeiro é aclamado presidente e passa a presidiro campo.

Hoje, a Igreja Assembléia de Deus em Franca conta com 54 congregações e mais de 10.000 membros. Atualmente os crentes mais antigos são os irmãos Itamar Dias de Almeida, filho do Pr. Domingos, o irmão Alcides Serafim da Silva.

Conheça a história de nosso pastor presidente Pr. Isaac V. Ribeiro: Clique aqui

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

Dia da Bíblia

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

batismo 02/12/2018

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

batismo 02/12/2018

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

batismo 02/12/2012

Veja Mais