LOGO

DEVOCIONAL

DEVOCIONAL

O CRISTÃO E O ATLETA

Por Administrador | 09/12/2020

Por Pr. Isaac Ribeiro

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível”. (I Cor. 9. 24-25)

A vida cristã deve ser vivida com muita seriedade e disciplina. Toda pessoa que deseja vencer na vida, precisa desde cedo, desenvolver a capacidade de se auto disciplinar. O apóstolo Paulo no texto em destaque, querendo nos ensinar acerca de uma vida vitoriosa, compara a vida cristã, a de um atleta, destacando que, assim como um esportista que deseja triunfar, precisa empenhar-se ao máximo em viver uma vida extremamente disciplinada para que desta forma, tenha condições de chegar ao podium. Assim também o cristão, precisa se auto disciplinar para no final receber seu troféu, não corruptível, ou seja, terreno, mas um incorruptível, que em outras palavras poderíamos dizer, eterno. O termo atleta vem do grego “Athletes” que designava o lutador que participava nos jogos solenes. Com o passar do tempo, a palavra atleta passou a significar pessoa treinada e disciplinada para tomar parte em atividades esportivas que exijam, destreza física, força, agilidade e resistência. Muitos gostam de chamar o atletismo de esporte base, considerando-o o fundamento de todas as outras modalidades.

Portanto, ao fazer aqui uma comparação do cristão com atleta, nosso objetivo não é ensinar acerca do esporte, mas lançar mão desta metáfora usada por Paulo, para mostrar que todo cristão, que deseja vencer, assim como o atleta, precisa se auto disciplinar. Auto disciplina encerra a ideia, de quem tem domínio sobre si mesmo, colocando tudo no seu devido lugar. Todo cristão precisa disciplinar sua vida na oração, de jejum, de vigilância de santidade e principalmente o domínio de seu “Eu”. Em Pv. 16.32 está escrito: “É melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras”. Quanta gente descontrolada vive nos dias de hoje. Quantos crimes sem explicação, quanta dor, quantos pecados cometidos, quantos erros irreparáveis, frutos de atitudes desmedidas e indisciplinadas. Portanto, caro leitor, à semelhança do atleta, que todos nós tenhamos uma vida de condicionamento, físico, espiritual e emocional. Fazendo isto, venceremos no final do campeonato da vida. Pense nisto.


Deus vos abençoe.

 

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais