LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

É tempo de reconstruir

Por Administrador | 06/10/2015

“... e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos” (Neemias 1.6)

Você já percebeu que a maioria das pessoas que falham em algum projeto na vida, procura sempre achar um culpado? São poucas as pessoas que reconhecem os seus erros, diante de seus fracassos. É por isto que alguém certa vez disse: “os fortes reconhecem seus erros, os fracos jamais”. Partindo deste principio, gostaria de fazer algumas considerações, com o objetivo de levar àqueles que estão precisando reconstruir algo que deu errado na vida. O primeiro princípio para se levantar diante de uma queda é assumir seus erros e começar mudando você. A melhor forma de se reerguer depois de um fracasso, é procurarmos começar a mudança por nós. Quanto menor transferência de culpa nós fizermos, maior chance de tornarmos o processo de reconstrução viável. Neemias compreendeu isto, apesar dele jamais ter colocado os seus pés em Jerusalém, e ter de 30 a 40 anos quando este fato se deu, e já havia passado mais de setenta anos que o povo de Israel estava no cativeiro, evidenciando assim, que ele nasceu no cativeiro. Mesmo assim, ele assume a sua responsabilidade na falência espiritual do povo de Deus. Ele não tentou se eximir dizendo que a culpa era de seus pais, ou de qualquer outra pessoa. Em sua oração ele se inclui como pecador. Isto nos ensina que não somos produto dos nossos pais, dos amigos, do meio, somos produtos de nossas decisões, apenas acertadas ou não. Estamos onde estamos porque um dia decidimos estar assim. E o processo de reconstrução só se concretiza quando tomamos consciência de nossa parcela de culpa no desastre.

O segundo princípio aqui destacado é enxergar nitidamente todas as áreas que terão de serem reconstruídas. Assim que Neemias obteve autorização para reconstruir a cidade de seus pais, a primeira atitude que tomou quando chegou a Jerusalém foi fazer uma avaliação completa de tudo àquilo que teria de ser reconstruído. Se quisermos sucesso na reconstrução, devemos evitar a todo custo o improviso. A melhor coisa a fazer, é termos a dimensão exata do nosso trabalho de reconstrução. Em terceiro lugar, devemos buscar ajuda de pessoas em quem podemos confiar. Por mais frio que ande o mundo, sempre haverá em nosso caminho, pessoas bem intencionadas, e dispostas a nos ajudar. Neemias quando chegou a Jerusalém pediu ajuda de seus compatriotas, e foi prontamente atendido. É importante termos em mente, que ninguém é auto-suficiente, que dispense ajuda de outras pessoas. Na vida espiritual principalmente, ninguém consegue realizar nada sozinho. Foi por esta razão que Neemias buscou ajuda de todas as pessoas de bem, para que os mesmos o ajudassem a reconstruir os muros que estavam destruídos. Finalmente, caro leitor, é preciso que sejamos corajosos e ao mesmo tempo, perseverantes. Todas as pessoas que tem um desejo genuíno de reconstruir a sua vida depois do desastre precisam ser perseverantes no seu intento. Esta determinação não pode acabar na segunda-feira, precisa suportar o teste do tempo, sobreviver às críticas dos “amigos”, dos pessimistas e o desprezo dos inimigos. Quem sabe, você não seja alguém que precisa reconstruir a partir dos escombros uma nova vida? Neemias nos dá esses princípios valorosos para que nós entendamos que há esperança mesmo quando a nossa vida se torna um desastre. Portanto, de Deus te ajude a recomeçar, pois é tempo de reconstruir.


Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais