LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Alegrai-vos no Espírito

Por Administrador | 07/12/2015

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Romanos 14.17)

Servir a Deus, antes de qualquer coisa, significa ser uma pessoa alegre. Se há uma virtude que caracteriza a nossa aliança com Jesus e o seu Reino é a alegria. Porque antes de tudo, e sobre tudo, o Reino de Deus é alegria. O verso que destacamos acima mostra isto. Aliás, este é apenas um dos inúmeros textos, explícitos na Bíblia, que nos ensina acerca do tema alegria. Todavia, o que se constata é que muitos cristãos não conseguem viver isto na prática. Apesar de alcançados pela graça de Jesus vivem amargurados e infelizes. Mas, por que isto acontece? A Palavra de Deus nos diz que as pessoas são assim infelizes, porque desconhecem a verdadeira fonte da alegria e acabaram por absorver conceitos errados relacionados à alegria. Segundo as escrituras a verdadeira alegria, independe das circunstâncias terrenas, porque se assim não for, é possível que estejamos constantemente tristes. Temos que admitir que os problemas terrenos são constantes. A grande verdade é que acabamos de resolver um circunstancia desfavorável, e já chega outra. O salmista diz que mesmo na tribulação, em meio à dor, às lagrimas, às perdas o cristão canta ante o livramento que vem depois. Porque quem tem Jesus tem uma alegria teimosa, não cientifica que se baseia na fé e não na instabilidade das circunstancias de tempo e de lugar; uma alegria comprometida mais com a saúde da alma do que com o bem estar do corpo, mais comprometida com as riquezas do coração do que as riquezas deste mundo. É por isso, que o profeta Habacuque, servo do Senhor canta diante do absurdo: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegrarei no Senhor, e exultarei no Deus da minha salvação”.(Habacuque 3.17,18).

Por outro lado, a verdadeira alegria vem da presença de Deus e só experimentam esta alegria, aqueles que andam na presença do Senhor. Não a encontramos na roda dos amigos, na abundância das riquezas, nos prazeres da vida. A maioria dessas coisas são boas e necessárias, mas são incapazes de alterar o cerne do coração humano, fazendo-o convergir à plenitude da alegria. A felicidade é fruto de se estar na presença de Deus. Quanto mais nos aproximamos dele, tanto mais felizes seremos. E o inverso disso é tristeza. Quanto mais nos distanciamos dele, mais infelizes e insatisfeitos nos sentiremos. È por esta razão, que a tristeza não é um estado emocional apenas, antes de tudo é um estado espiritual presente na vida daqueles que abstraíram Deus da vida. Davi compreendeu isto, quando cometeu um grave pecado diante de Deus e na eminência de perder a verdadeira alegria, ele clamou ao Senhor: “Não lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação...”. Com isto, percebemos que longe da presença de Deus o que resta ao coração humano é o desconforto de uma insatisfação total. Portanto caros leitores, a verdadeira alegria é assim. Não nasce das circunstancias, não está atrelada às conjunturas humanas. Ela é ultracircunstancial; é produto de uma vida que ao invés de colher as tristes penalidades de uma vida de pecado, usufruem os maravilhosos benefícios de andar na presença de Deus.

Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais