LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Cristianismo sem meio termo

Por Administrador | 30/05/2016

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo”.
I João 2. 15,16.

Ao estudarmos a primeira carta de João, encontramos pelo menos quatro considerações objetivas dadas pelo apóstolo do amor, que indicam claramente as características dos que servem a Deus, e dos que não servem. Sem meio termo, João emprega termos contrastantes que mostra com muita objetividade os dois lados da vida, com Deus ou sem Deus. Vejamos:

1 – LUZ OU TREVAS – Segundo João, nem todas as pessoas que dizem estar na luz, estão de fato na luz, isto porque, mais do que palavras, atitudes concretas em nossa vida é que determina a nossa condição de filhos da luz. Veja a afirmação do apóstolo: “Se dissermos que temos comunhão com Ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (I João 1.6-7). Percebam que uma das principais características evidenciada na vida dos filhos da luz, é ter comunhão uns com outros. Como pode uma pessoa cheia de ódio estar na luz ?

2 – VERDADE E MENTIRA – Outro aspecto da vida cristã destacada por João, é a relação do homem com a verdade e a mentira. Com muita propriedade ele afirma que, se somos praticantes dos mandamentos de Deus, então conhecemos e somos conhecidos Dele: “E nisto sabemos que o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”. (I João. 2.3-4). Diante de tal afirmação, cabe a todos nós, lutarmos para sermos sempre verdadeiros. A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira. Portanto, quem casa com sua filha, com certeza terá problemas com seu sogro.

3 – AMOR A DEUS E AMOR AO MUNDO – Este é o ponto dos versículos que destacamos na epigrafe do texto. (Leia novamente). Neles, João afirma que aqueles que conseguem vencer o mundo, se tornam fortes e perseverantes. Por outro lado, quando temos prazer no mundo, perdemos a amizade de Deus e nos tornamos fracos. É claro que mundo aqui, não está relacionado às pessoas, mas ao sistema pecaminoso instalado no mundo. Infelizmente nos dias de hoje, estamos vendo valores extremamente importantes para a saúde espiritual, física e emocional dos homens, sendo ridicularizados, e em conseqüências disto, os resultados são catastróficos.

4– ESPÍRITO DE DEUS E ESPÍRITO DO ANTICRISTO - Segundo João, o verdadeiro cristão é aquele que consegue desenvolver a capacidade de discernir entre o falso e o verdadeiro, pois nos últimos tempos, muitos falsos profetas se abrigarão dentro das igrejas, por causa da tolerância das igrejas quanto a doutrinas antibíblicas. Nenhum ensinamento deve ser aceito, somente por causa de seu sucesso, milagres, ou aparente unção da pessoa. João diz: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. (I João. 4.1-2). Portanto, caro leitor, Deus não aceita meio termo, ou somos Dele, ou não somos, ou somos da luz ou das trevas, ou somos verdadeiros ou então seremos mentirosos. Ou amamos a Deus ou o mundo, ou ainda, somos inspirados pelo Espírito de Deus ou pelo espírito do anticristo. Que Deus nos ajude a viver um cristianismo sem meio termo.
Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais