LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

O cristão e o Espírito Santo

Por Administrador | 09/08/2016

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.(Atos. 1.8)

Desde o dia de Pentecostes, ocorrido em Jerusalém, há muitos séculos atrás, o Espírito Santo vem desenvolvendo na terra, uma atividade sobrenatural, especialmente nos últimos tempos, na vida dos cristãos. Esta gloriosa verdade é para nós, muito significante, porque além de testemunhar da nossa própria experiência com Ele, biblicamente é um dos fortes sinais distintos da eminente volta de Jesus. Por esta razão, torna-se necessário, conhecermos não apenas a doutrina, mas o que o Espírito Santo pode e quer fazer em nós. É especialmente pelo poder da terceira pessoa da Trindade, que a Igreja consegue triunfar sobre os poderes satânicos. A seguir, listaremos algumas das inúmeras realizações do Espírito Santo:

1 - O Espírito Santo traz convicção – No Evangelho de João 16.7-11, Jesus expressou da seguinte maneira: “Convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós, porém, se eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim, da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”. Há muitas coisas que Espírito Santo pode fazer no homem, porém a primeira de todas, é despertar nele inteira convicção de sua relação com Deus. A operação do Espírito Santo na vida do homem começa a produzir a convicção do pecado, levando o sentir a sua condição de perdido, e, por conseguinte a iniciativa de aproximar-se de Deus, através do arrependimento.

2 - O Espírito Santo produz regeneração - Depois do homem ser convencido do pecado, da justiça e do juízo, sente sua própria necessidade de renascer. Então o Espírito Santo, através de sua ação regeneradora, leva o homem a novas atitudes e um comportamento correto, controlando basicamente três áreas de sua vida: - pensamentos, sentimentos e vontade. Isto posto, a ação invisível do Espírito Santo produz resultados visíveis na vida do cristão.

3 - O Espírito Santo produz Santificação No novo testamento, santificação significa a separação do pecado por parte do homem, e a dedicação de sua vida à vontade de Deus, para uso do Senhor. Todavia, muito embora o cristão tenha sido feito participante da natureza divina, a velha natureza, o “Eu”, ainda está presente, tentando firmar – se e obter o controle novamente de nossa vontade e de nossas ações. Por esta razão, precisamos estar sempre atentos e vigilantes, e procurando andar sempre no Espírito para vencer os desejos que nos afastam de Deus. A Bíblia define estes desejos, como desejos da carne, e quem anda na carne, não pode agradar a Deus. Portanto, caro leitor, caso queira vencer o pecado, o caminho a seguir, é submeter-se cada dia, ao domínio maravilhoso do Espírito Santo. Só assim o homem consegue vencer, a fortíssima tendência do pecado. Esta natureza, que leva muitas vezes o homem a fazer o que não agrada a Deus. Estudando a Bíblia, você entenderá o que deve fazer para andar em Espírito e o mais importante, estará descobrindo qual o grande projeto de Deus para a sua vida. Pense nisto e tome uma decisão.


Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais