LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

A dádiva de ser pai

Por Administrador | 15/08/2016

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”(Provérbios 22.6).

Hoje é comemorado o dia dos pais e sabemos que tão importante quanto uma mãe resignada, é um pai responsável, que com o coração voltado para sua família, vive para edificar o lar que Deus lhe confiou. Assim, com todo esmero e dedicação, governa sua casa consciente do seu importante papel, dentro da construção de um mundo melhor. Casamento, esposa, filhos e um lar feliz, são naturalmente o sonho de todo homem de bem. E para que isto seja evidenciado, precisamos (porque também sou pai), da ajuda de nosso pai maior que está nos céus, especialmente nos dias em que estamos vivendo. Hoje a rebeldia, a desobediência tem sido uma das marcas desta geração. É verdade que neste processo, nós pais temos certa parcela de culpa, pois nem todos têm dado o exemplo que os filhos precisam, para desenvolver um caráter, sadio e reto diante de Deus. É muito comum vermos nos nossos dias, pessoas fazendo transferências de responsabilidade, e o fim desta estrada acaba com muita gente não assumindo o seu papel. Pelo contrário, muitos transferem para a escola, para a igreja, para o mundo, para a mídia, e isto não pode funcionar assim. Sem sombras de dúvidas, o laboratório da construção do caráter humano é o nosso lar. A Igreja e a escola principalmente, na verdade são aliadas dos pais na formação do caráter do cidadão.

Como pais, somos mordomos dos seres que Deus nos dá como filhos. Os nossos filhos não são nossos, mas de Deus. Ele confia aos pais esta mordomia. Se não quisermos chegar à nossa velhice e dizer ou ouvir aquela célebre frase: “Onde foi que eu errei?”, lembremo-nos do conselho bíblico: ensina a criança no caminho em que deve andar... . Muito embora sabemos que toda regra tem a sua exceção, os filhos geralmente são aquilo que nós somos. Não podemos nos isentar dessa realidade. Devemos lembrar que ensinamos mais com a nossa vida do que com nossas palavras. O problema é que em muitas situações nos cansamos de ensinar que não se deve fazer isso, não fazer aquilo! Mas quantas vezes nós mesmo fazemos? Fala-se para não xingar, mas quantos pais xingam!. Diz-se que devemos respeitar, mas os próprios pais não respeitam. Muitos dizem: “onde foi que essa criança aprendeu tal coisa?” e infelizmente, em muitos casos foi dentro da própria casa.

Caros leitores, que neste dia dos pais, possamos parar para refletir sobre essas coisas. Que Deus venha ajudar todos aqueles que tem esta nobre missão de preparar um ser humano para a vida. Vamos nos empenhar, dar exemplo, ouvir nossos filhos, educa-los com carinho e amor, e a recompensa virá lá na frente. Salomão nos (Salmos 27.3-5) expressa: Os filhos são um presente do Deus Eterno; eles são uma verdadeira bênção. Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado. Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal. (Feliz dia dos Pais)

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais