LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Aprendendo com os fracassos da vida

Por Administrador | 03/10/2016

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” Romanos. 8.28

Outro dia li uma reportagem de um jornalista, acerca de algumas empresas que foram à falência. Este jornalista resolveu pesquisar sobre o assunto e as informações que conseguiu catalogar serviram para explicar o porquê daquelas falências. Os resultados foram os que se seguem: 1 - Incapacidade de organizar detalhes. Os pequenos detalhes podem produzir o destino da nossa vida em todas as áreas. 2 – Falta de propósito firme - Não havia prioridades nos negócios daquelas empresas. 3 - Seus líderes e dirigentes não estavam prontos para servir. Do momento que a vaidade e o egoísmo tomam conta da vida de qualquer pessoa, a tendência é que esta pessoa pense que tudo deve gravitar em torno de si. E isto na maioria das vezes não funciona.

Ao ler esta reportagem, comecei a pensar que estes três elementos podem determinar o sucesso ou o fracasso não só de um empreendimento comercial, mas em todas as áreas da vida humana. Senão vejamos: Quantas vezes traçamos nossos planos, projetamos nossas idéias e no afã de alcançar nossos objetivos, nos preocupamos apenas com as coisas que parecem ser de maior importância e nos esquecemos dos pequenos detalhes. É aí que mora o perigo, pois são os pequenos detalhes que poderão nos abrir grandes horizontes. O toque sutil de uma pessoa criativa, um bom desempenho nas relações públicas, a cordialidade, a educação e o gerenciamento cuidadoso de pessoas detalhistas, são elementos indispensáveis para quem deseja vencer na vida. O Segundo aspecto destacado, fala da falta de propósito de muitos, quanto aos seus objetivos. Já dizia um grande pensador: “O vento nunca sopra a favor de quem não sabe para onde está indo”. Se não temos propósito firme, se não estabelecemos um alvo, se tudo que fazemos é no improviso, dificilmente teremos sucesso.

Em terceiro lugar, muitas pessoas não conseguem se estabelecer, porque basta alcançar parte de seus objetivos já se sentem tão poderosas e superiores, que acabam perdendo a humildade. É neste momento que a presunção, a avareza, o amor exagerado ao dinheiro, leva as mesmas a se esquecerem que o dono de tudo é Deus, e que o homem nada mais é do que um simples mordomo administrador. Devemos ter sempre em mente que as pessoas que estão a nossa volta não podem ser avaliadas pelo que elas possuem, mas sim pelo que elas são, e, mas do que isto, é preciso saber que o homem nasceu para servir e não apenas para ser servido. Nosso amado Jesus, certo dia nos ensinou: “todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja serviçal de todos”. Mt. 20.26. Bem, é possível que alguém que esteja lendo esta matéria, já foi expoente da sociedade, já se destacou em muitas áreas, já foi uma pessoa de sucesso, mas hoje se encontra abatida, esquecida e se sentindo fracassada. Como diz a epígrafe do texto, é tempo de aprendermos com nossos fracassos. O versículo escolhido, diz que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Com isto, podemos concluir que até as coisas ruins que nos acontecem, sejam por erros ou por acertos, se bem digeridas, podem resultar em benções para nossa vida. Quando alguém fracassa, e consegue admitir que fracassou, esta pessoa pode perfeitamente se aproximar Deus e Ele jamais deixará de nos ajudar.

O maior dos benefícios que podemos tirar dos fracassos é que esta situação põe por terra toda soberba, todo orgulho e presunção. Inúmeros exemplos da Bíblia poderiam ser citados, tais como, a história de altos e baixos do povo de Israel, o fracasso do grande Nabucodosor, Rei do glorioso império babilônico, que um dia se sentindo maior do que Deus, e por causa disto, foi humilhado a ponto de se tornar como um animal e de comer capim, assim como o boi. Porém, houve um dia que olhou para o céu e reconheceu que existe um Deus que reina sobre os homens, e mediante seu arrependimento, foi perdoado e restaurado ao seu estado anterior. Poderíamos ainda citar o exemplo do Rei Davi e muitos outros que aprenderam com seus erros e tornaram posteriormente vitoriosos. Entre outras lições, o fracasso pode produzir a benção da humildade e da maturidade. Então, se você deseja ser um cristão bem sucedido, atente seriamente para estes conselhos, que são infinitamente mais essenciais do que quaisquer normas ou técnicas. Procure encontrar-se, e ser você mesmo. Aconteça o que acontecer, seja sempre você, e Deus há de encaminhá-lo a vitória.

Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais