LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Saúde no Corpo e na Alma

Por Administrador | 28/02/2014

Por: Pr. Isaac Vicente ribeiro

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas  e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma”. (III João 1.2)

A Terceira carta de João é uma das menores cartas escrita na Bíblia. Porém, nela encontramos verdades importantes que propiciam saúde ao corpo e a alma do homem. Entre elas, gostaríamos de destacar algumas. Antes porém, eis um breve relato da carta.  Trata-se de uma carta  pessoal,  endereçada a um fiel cristão chamado Gaio. Talvez pertencente a uma das igrejas da Ásia Menor. Assim como as demais epístolas de João,  esta terceira epístola foi escrita quando ele estava em Éfeso, no fim da década de 80 e início da década de 90 depois de Cristo. Em fins do primeiro século, ministros itinerantes da igreja primitiva viajavam de cidade em cidade, sendo comumente sustentados pelos cristãos que os acolhiam em casa e os ajudavam nas despesas das viagens. Gaio era um de muitos cristãos dedicados que graciosamente acolhiam e auxiliavam missionários viajantes de confiança.

Notadamente, João destaca três personagens principais. O destinatário da carta  por nome Gaio. Este era um fiel cristão e observador dos ensinos dos apóstolos que procurava pautar sua vida na verdade. Diótrefes, um dirigente ditador, que é denunciado pelo apóstolo por procurar Ter o primado entre os irmãos,  e pior,  tentou  caluniar João e recusou a acolher os mensageiros de João e ao mesmo tempo ameaçava lançar fora os que desobedecessem suas ordens. O terceiro personagem é  Demétrio, provavelmente  o portador da  carta, ou o pastor de uma comunidade da vizinhança. Este é louvado como um homem de boa reputação e lealdade à verdade.

Bem, após este rápido resumo, gostaria de mostrar três princípios destacados por João, que nos proporcionam saúde ao corpo e a alma.

Primeiro - Ter acesso à verdade.Conhecer a verdade de Deus é um dos elementos fundamentais, para proteger nosso corpo e nossa alma, e mantê-la na direção correta de Deus. Este mesmo apóstolo, quando escreveu um dos evangelhos, registrou um ensinamento de Jesus que diz: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Quem estuda a Bíblia sabe que a verdade de Deus, está expressa em sua Palavra. Então, a partir do momento que homem passa a ter acesso a palavra de Deus, sua  vida está no caminho  da vitória.

O segundo princípio é: Andar na verdade.  Não basta conhecer a verdade, temos que deixar que ela regule nossa vida. Não é bastante sermos ouvintes da palavra; devemos ser praticantes. João elogia a Gaio justamente porque este não só conhecia a verdade, como andava na Verdade: “Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este o de ouvir que os meus filhos andam na verdade”. (III João. 1.3,4). Ainda nesta mesma direção, Tiago em sua carta completa: “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural, porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. (Tg. 1.22-25).

O terceiro princípio é: Cooperar com a verdade. (Verso 8) . Hoje, infelizmente, percebemos que muitos não estão preocupados se aquilo que estão fazendo, está ou não dentro da vontade de Deus. Pouco importa para muitos, se suas atitudes são aprovadas ou não por Deus, e os resultados estão aí: Violência, drogas, aids, promiscuidade em alta e uma total inversão de valores, a ponto das pessoas perderem a noção do certo e do errado.  Será que Deus coaduna com estas coisas ? É só ler o manual de Deus ( a Bíblia) e veremos a resposta. De nada adianta ficarmos reclamando, quando somos os primeiros a não cooperarmos com as verdades de Deus. Não podemos esquecer do que Paulo escreveu em sua carta aos (Romanos. 1.22-27):  “porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.  Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”. Portanto caro leitor,  a  prosperidade do corpo e da alma não consiste em se ter apenas conhecimento da verdade. Precisamos sim, conhecer   a verdade, mas sobretudo andar na verdade e cooperar com a verdade.

Deus nos ajude.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais