LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Os três grandes promotores do pecado

Por Administrador | 01/03/2014

Por: Pr. Isaac  Ribeiro

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo, segundoo príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.  (Efésios. 2.1-3)

A vida cristã é na verdade um grande desafio para todos aqueles que se propõe a seguir o Mestre Jesus da maneira correta. O maior objetivo de todos os seguidores de Cristo, deve ser de evitar aquilo que pode prejudicar a sua relação com Deus. Neste sentido, segundo o profeta Isaías, o pecado é o principal obstáculo entre Deus e os homens. Vejam: “Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.  Isaías 59.2. Bem, se é assim, a melhor forma de vencer o pecado, é conhecer com clareza, quais são os reais  promotores do pecado, para que uma vez identificados, a partir daí, se consiga estabelecer um padrão de vida que agrade a Deus nosso  Pai. O texto que destacamos acima, o Apóstolo  Paulo nos mostra claramente os três grandes promotores do pecado. Vejam a Seguir:

1 – AS INCLINAÇÕES DA CARNE – PROBLEMA INTERNO
A Principal batalha que precisamos vencer é a batalha interior.  O primeiro passo que precisamos dar para nos relacionar com Deus é negar os nossos próprios desejos. A este respeito nos ensinou Jesus: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. Percebam que o maior desafio do Cristão é dizer não para os seus próprios desejos, e neste particular, devemos admitir que somente com ajuda do próprio Jesus é que podemos vencer tais desejos. Por que muitos homens ou muitas mulheres não conseguem ser fiéis aos seus cônjuges e acabam entrando pelo caminho da infidelidade, mesmo sabendo que este pecado é um dos mais danosos a saúde do casamento, do noivado ou do namoro? È justamente por não conseguir dominar a sua velha natureza. Sobre isto, explica o apóstolo Paulo: “De maneira que, agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”. (Romanos.7. 17-20). Com isto, podemos afirmar que uma pessoa que não tem domínio próprio não consegue agradar a Deus.

2 – O CURSO DESTE MUNDO – PROBLEMA EXTERNO
A palavra mundo vem do grego (Kosmos) significa vasto sistema que apresenta a presente era, voltado naturalmente para um estilo de vida incompatível com aquilo que Deus determinou para os seus filhos. É justamente este curso que o cristão, precisa abandonar,  se quiser agradar a Deus. Foi o próprio Jesus, através de João que nos orientou: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência também,  mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. (I João 2.15-17).  Infelizmente, não poucas pessoas, têm vivido sem dar a menor atenção a esta palavra.

3- PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR – PROBLEMA EXTRATERRENO
Em II Coríntios 4.4, Paulo afirma que: “O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. Percebam que “deus” aqui, aparece com minúsculo, pois se trata de Satanás e não do Verdadeiro “Deus”.  Com certeza o Diabo é o responsável pela desgraça de muitas famílias desavisadas, que tem vivido segundo sua própria vontade e não à vontade de Deus.

CONCLUSÃO
Caros leitores, é bem verdade que esta luta não é fácil , porém se nós conseguirmos dominar a nós mesmos, haveremos de vencer qualquer outra força que se opor contra nós. Saiba que Jesus nos deu autoridade para vencer a nós mesmos, o mundo, ou seja, não as pessoas, mas o sistema pecaminoso, e o Diabo com todos os seus demônios. “Portanto, vistamo-nos de toda a armadura que Deus, para lutarmos firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.  (Efésios. 6.10-13.).

Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais