LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

É NECESSÁRIO QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA

Por Administrador | 22/04/2014

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

A vida cristã deve ser vivida com muito cuidado, especialmente quando Deus nos eleva a uma posição de destaque diante de outras pessoas. Há muitos, que até começam bem na sua missão, no entanto, com o passar do tempo, não consegue conviver com o sucesso, e acabam por perder a humildade, e em conseqüência disto, comprometem todo o seu ministério. Precisamos entender que somos nada mais que servos. Por mais importante e honrada que seja a posição que venhamos ocupar, jamais podemos nos esquecer, que nossa principal missão, é fazer que Cristo apareça em nossas vidas, e tendo a plena consciência de que somente aqueles que permanecerem fiéis até ao final, serão aprovados por Deus. Não são poucos os exemplos que temos na Bíblia, de homens que começaram bem, porém não souberam, manter a posição de servos e acabaram por perder o alvo e a benção de Deus.

A título de ilustração, vejamos alguns exemplos deixados por vários personagens bíblicos: O Rei Saul- Como primeiro rei da monarquia israelita, conquistou grandes vitórias ao lado de Deus, porém, no momento que perdeu o temor ao Senhor, perdeu também o rumo e foi reprovado por Deus. O Rei Uzias - foi um bom rei, em quase todo seu governo, porém em certo momento diz a Bíblia: “Mas, havendo fortificado, exaltou seu coração até se corromper contra o Senhor.” (II Cr. 26.16). Poderíamos lembrar de outros exemplos como do Sacerdote Eli, de Demas cooperador de Paulo que o abandonou amando o presente século e muitos outros. Todavia, uma das biografias que contém grandes lições para nossa vida, sem dúvida é a de Salomão. Por ser filho do grande rei Davi, herdou o trono do pai e tornou-se no rei mais sábio e rico de sua época. No quarto ano de seu governo, liderou a construção do maior templo da história de Israel e depois de 07 anos, terminou a grande construção. Diz a Bíblia que ele compôs muitos provérbios, cânticos, e sua fama correu por todos cantos do mundo. Mas os anos passaram, e com os anos, o Temor do Senhor também passou, e Salomão esqueceu do grande mandamento que Deus havia dado aos reis, através de Moisés há muitos anos atrás, em (Dt. 17.16-19). Vejamos a seguir os quatros erros que Salomão cometeu:

1 - CAVALOS - Salomão acumulou para si 12.000 Cavalos e muitíssimos carros. Não é pecado Ter cavalos e carros, porém no caso de Salomão resultou em pecado porque: 1 – Aumentou os contatos entre o Egito e Israel, e Deus não queria que isto ocorresse. 2 – Os cavalos representavam a arma principal do poder militar naquele tempo. A crescente abundância de cavalos e carros de guerra, alimentava a tentação da nação achar que poderia ser auto suficiente na sua própria defesa. Ao contrário de Salomão, seu pai Davi, quando governou Israel expressou nos Salmos. 20.7 - “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no Senhor Nosso Deus”.

2 - MULHERES - Muito embora Deus houvesse determinado para que os Reis não exagerasse no número de esposas, o Rei Salomão deixou de observar este mandamento e teve 700 mulheres e 300 concubinas. (I Rs. 11.1-3). E infelizmente, elas corromperam o seu coração.

3 - RIQUEZAS Salomão recebia a cada ano, 666 talentos de ouro, ou seja, 23.310 Quilos de ouro aproximadamente, além de muitos outros tipos de bens materiais. A prata tornou –se comum como pedra na terra de Israel nos tempos de Salomão ( I Rs. 10.27). Após uma vida de empreendimentos comerciais bem sucedidos, Salomão tornou – se conhecido como o homem mais rico do mundo de então. ( I Rs. 10.23) . Neste particular, seria bom lembrar que, o que impede o homem de entrar no reino dos céus não é fato de possuir riquezas, mas o fato das riquezas o possuir.

4 - O PECADO DA NEGLIGÊNCIA - O erro fatal na vida de Salomão foi de esquecer dos mandamentos do Senhor, coisa que ele, por inúmeras vezes citou nos seus provérbios, e Deus que é amor, mas também é justiça, não tolerou tais erros, uma vez que tinha alertado o mesmo no início de tudo. (I Rs. 11.11-13).

CONCLUSÃO - Caros colegas de ministério, e demais leitores, o fato de Deus Ter dado sabedoria a Salomão, não era a garantia de que ele sempre andaria em retidão. Por esta razão, Deus condicionou a sua vida próspera a uma vida marcada pela lealdade e fidelidade a sua palavra. A apostasia de Salomão nos ensina que o mero conhecimento de Deus e da sua palavra não é suficiente prevenção contra o pecado. O pecado procede do coração, e só pode ser debelado à medida que nosso comprometimento com Deus é sincero e profundo. Salomão, um pregador singular, que ensinava os outros, decaiu em pecado, esquecendo todos os grandes ensinamentos que ele mesmo recebeu do Senhor. Há quem diga, que Salomão se arrependeu no final de sua vida, e recebeu de Deus o perdão, assim como, existem os que acham que ele morreu no pecado. De uma forma ou de outra, a lição que fica, é que, por mais que sejamos abençoados, jamais podemos nos esquecer que toda honra e toda glória pertence a Deus . O melhor a fazer, é seguir o conselho de João Batista registrado no evangelho de João.3.30. “É necessário que Ele cresça, e que eu diminua”.

 

Deus nos ajude.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais