LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

TRIUNFO OU SUCESSO ?

Por Administrador | 19/05/2014

Pr. Isaac Ribeiro

Vivemos em uma sociedade que endeusa, que diviniza e adora o sucesso. Há àqueles que pagam caro para manter o sucesso. Até desenvolvem úlceras em busca do sucesso. Tornam-se hipertensos por causa do sucesso. Mas o que é sucesso? Sucesso é o cenceito que apenas os mais bonitos, os mais ricos e poderosos é que são felizes. Todavia, queremos mostrar nesta mensagem a diferença entre sucesso e triunfo. Sucesso é algo temporário, transitório e passageiro, ao passo que o triunfo significa vencer de tal forma, que os resultados de nossas vitórias produzam resultados para a eternidade. Quem triunfa alcança vitórias que ecoam mesmo depois da morte.

A bem da verdade, é possível uma pessoa seja bem sucedida por um lado e fracassada em outro. Por outro lado também, é possível uma pessoa seja aparentemente fracassada na visão humana, e ser de fato triunfante. Permitam-me ilustrar a assunto em voga, usando o exemplo de dois homens. Alexandre o grande e Jesus de Nazaré. Alexandre o grande foi rei na Macedônia, viveu três séculos e meio antes de Cristo. O que marcou a sua vida foi que ele conquistou o mundo aos 30 anos de idade, e depois chorou porque não havia mais mundo para conquistar. Morreu venerado como um rei em seu trono. Reconhecido como grande estrategista militar, condecorado com todas as honras reais. Ele foi altamente bem sucedido como rei. No entanto, morreu e o seu reino passou. Jesus de Nazaré ao contrário, morreu como um rei escarnecido cujo trono final foi a infame cruz . Assim do ponto de vista humano, a vida de Jesus foi uma tragédia, porque ele morreu nas mãos de homens que escarneciam dele pregado na cruz. As multidões que o contemplavam gritavam: “Se és verdadeiramente o filho de Deus, desça da cruz e faça o último milagre e nós creremos em ti”. Jesus morreu com um derrotado, mas, querem saber a verdade, ninguém triunfou como Ele. Assim, depois desta definição de sucesso e triunfo, vejamos a receita de nosso amado Jesus para que ao invés de sucesso, sejamos triunfantes:

1 - TRIUNFA AQUELE QUE NÃO DEIXA AS CIRCUNSTÂNCIAS MUDAREM O RUMO DO SEU CORAÇÃO – Jesus triunfou porque não deixou que a alegria tempestiva da vitória, ou as conseqüências funestas das derrotas mudasse o rumo do seu coração. Uma semana atrás Jesus é aclamado rei. Diz a Bíblia que muitíssima gente estendia suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho e cantavam em coro: “Hosana, hosana ao que vem em nome do Senhor”. Todavia, Jesus ensinou com a sua vida que é possível que os mesmos que te aplaudem hoje, podem te apedrejar amanhã. Um semana depois lá estava o mestre esmagado de tristeza num jardim solitário. Os seus amigos mais íntimos estão dormindo, e o peso e a sombra da morte estão sobre Ele, a ponto dele próprio bradar, dizendo: “A minha alma está profundamente triste até à morte”. Mas essa tristeza, bem como a alegria passada, não mudaram os rumos do coração de Jesus Cristo. Ele está triste, mas continua a dizer, sem vacilar: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. Não a minha vontade, mas a tua vontade”. Vejam que na alegria e na tristeza o coração de Jesus é o mesmo. As circunstâncias não mudavam o seu coração. Ele não permitia que as circunstâncias alterassem os conteúdos, os propósitos de seu coração. Queremos ser triunfantes? Então aprendamos com Jesus acerca disto.


2 - TRIUNFA AQUELE QUE NUNCA SE DEIXA DERROTAR ANTES DO TEMPO - O homem triunfante é aquele que não se desespera antes da hora. É aquele que não se abate antes do momento. A alma de Jesus estava angustiada até à morte, e o que é que Jesus faz? Ele ora uma vez, Ele ora duas vezes, Ele ora três vezes, Ele espera em Deus. Percebam que Jesus estava esmagado debaixo da pressão da hora, Ele estava esmagado pela pressão do momento, mas Ele não fez o que você e eu às vezes temos vontade de fazer quando parece que não está dando certo: jogar tudo pelos ares e sair correndo. O que foi que Jesus fez? Ele disse: “Eu vou voltar e vou orar. Eu vou orar de novo”. Jesus não se deixava derrotar antes do tempo. O quadro era dramático, a hora era terrível. Mas Ele não estava derrotado. Ele estava em oração, esperando em Deus. Quer ser triunfante? Não se deixe abater antes da hora. (Hb. 5.7-9)

3 - TRIUNFA AQUELE QUE NUNCA PERDE DE VISTA QUE DEUS É DEUS. Na sua tribulação, nunca perca de vista que Deus vive. Vejam que mesmo diante da tragédia iminente, Jesus não perdeu de vista que Deus é Deus e que todas as coisas estão debaixo de seu controle. O Seu destino não estava nas mãos de Pilatos, ou de Herodes. Nada havia mudado. Para Jesus tudo continuava debaixo do total e soberano controle de Deus. Caríssimos irmãos e amigos, se acreditamos em Deus como afirmamos, então que hajamos como tal. Pregamos o Jesus que vive, falamos que Deus vive, então sejamos triunfantes como Jesus triunfou, porque melhor do que obter sucesso e sermos triunfantes.

 

Deus vos abençoe.

 

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais