LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

O CRISTÃO E A AUTO DISCIPLINA

Por Administrador | 16/06/2014

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível”. (I Cor. 9. 24-25)

 

 A vida cristã deve ser vivida com muita seriedade e disciplina. Toda pessoa que deseja vencer na vida, precisa desde cedo, desenvolver a capacidade de  se auto disciplinar.  O apóstolo Paulo no texto em destaque, querendo nos ensinar acerca de uma vida vitoriosa, compara a vida cristã a de  um atleta, destacando que, assim como um esportista que deseja triunfar, precisa empenhar-se ao máximo em viver uma vida extremamente disciplinada para que desta forma, tenha condições de chegar ao podium. Assim também, o cristão precisa se auto disciplinar para no final receber seu troféu, não corruptível, ou seja, terreno, mas um incorruptível, que em outras palavras poderíamos dizer, eterno.  O termo atleta vem do grego “ Athletes”  que   designava o lutador que participava nos jogos solenes. Com o passar  do tempo, a palavra atleta  passou a significar pessoa  treinada e disciplinada para tomar parte em atividades esportivas que exijam, destreza física, força, agilidade e resistência. Muitos gostam de chamar o atletismo de esporte base, pois é  o fundamento de todas as outras modalidades.                                          

 Diversos fatores têm contribuído para o desempenho dos atletas, entre eles, as pistas de corrida de material sintético são melhores que as de saibro e terra fina. Por outro lado, os atletas têm dedicado mais tempo aos treinamentos, não só  de sua modalidade específica, como também de atividades auxiliares. Outro fator importante é o avanço da medicina  esportiva e da crescente aplicação da ciência aos métodos de preparação dos atletas. Contudo, não se pode desprezar, ainda, a motivação psicológica dos atletas e o  seu desejo de superação.

 Todavia, nosso desejo diante deste pequeno arrazoado, não é ensinar acerca do esporte, mas lançar mão desta metáfora usada por Paulo, para mostrar que todo cristão que deseja vencer, assim como um atleta precisa se auto disciplinar.  Auto  Disciplina encerra a idéia, de quem tem domínio sobre  si mesmo, colocando tudo no seu devido lugar. Vejamos a seguir dois aspectos da nossa vida cristã, que precisam ser  plenamente  disciplinados :

 1 – Auto Disciplina da Devoção Pessoal. – Todo cristão precisa  disciplinar sua vida na oração. Devoção pessoal fala da nossa responsabilidade em estar buscando sempre ao nosso Deus. Só  conseguem vencer os desejos efêmeros da carne aqueles que conseguem andam em espírito, e  para andar em espírito, é preciso desenvolver a auto disciplina da  oração. O Salmista Davi, no Salmo 5.3 expressa da seguinte maneira;   “De manhã ouves a minha voz; quando o sol nasce, eu faço a minha oração e espero a tua resposta”. Como é  importante iniciar o  dia com Deus. Tudo se torna diferente, o dia é alegre, as coisas se resolvem com mais facilidade. Já dizia um pensador: “Se não quiserdes encontrar com o Diabo, no decorrer do dia, inicia o seu dia com Deus”.  Tenho visto pessoas tomarem decisões  erradas, justamente por não desenvolverem  em suas vidas, a auto disciplina da devoção pessoal. A  principal preocupação do nosso inimigo é impedir-nos de orar. Ele não teme nosso acervo cultural assim como nossa  religião sem oração. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme e estremece  quando oramos.

 2 – Auto Disciplina do Eu  - Em Provérbios 16:32 está escrito “Vale mais ter paciência do que ser valente; é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras”. Quanta gente descontrolada vive nos dias de hoje. Quantos crimes sem explicação, quanta dor, quantos pecados cometidos, quantos erros irreparáveis, frutos de atitudes desmedidas e indisciplinadas . Um dos grandes problemas da sociedade moderna, é justamente não conhecer limites. Aliás, há muita gente que sente arrepios só de ouvir a palavra disciplina. Não gostam disto. Vivemos a época do é proibido proibir e por conseguinte, estamos colhendo o que a sociedade tem plantado. Os filhos não conhecem limites, porque seus pais deixaram de colocá-los e depois ainda perguntam: “onde foi que errei?”. A grande verdade, é que muitos pais perderam as rédeas do lar, justamente por não conseguir disciplinar sua própria vida.

 Caro leitor, em 1 Cor. 6:12 está escrito: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Aprenda a dizer não para seus desejos inconvenientes, domine a si mesmo e assim como o atleta se condicione para vencer. Ouça o conselho de Paulo em 1 Tm. 4.16.  “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas, porque, fazendo isto te salvarás tanto a ti  como os que te ouvem”.

 

Deus vos abençoe.

  

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais