LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Abrindo os olhos

Por Administrador | 06/10/2014

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

“E orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” .(II Rs. 6.17)


Quem já teve uma experiência com Deus, sabe bem o quanto é recompensador confiar no Senhor. A confiança é uma virtude que não pode faltar em nossa relação com Deus, aliás, é praticamente impossível nos relacionar com Ele, se não existir o elemento confiança. O escritor aos hebreus afirma: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. (Hebreus. 4.l). Vejam que para alçançar graça de Deus, precisamos exercer a confiança. O versículo que destacamos acima mostra-nos o exemplo do profeta Eliseu aprendeu cedo que somente aqueles que passam a olhar a vida pela perspectiva da fé, podem alcançar grandes vitórias. Seu ministério, sua vida, é uma das mais belas biografias do velho testamento.

Levantado por Deus para ser o sucessor do profeta Elias, Eliseu demonstrou o quanto era um homem de visão espiritual: “Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”. II Reis 2.9. Percebam que Eliseu tinha consciência que para substituir um profeta da qualidade de Elias, era preciso acima de tudo estar poderosamente envolvido pelo Poder de Deus. Quem conhece a história sabe que apesar do dificil pedido feito, ele foi atendido e se tornou no profeta que mais realizou milagres na sua dispensação, tudo isto, através da unção de Deus que estava em sua vida. Mais que isto, viveu além das dificuldades, aprendeu a olhar as tragédias de sua época, os conflitos das nações, as terríveis perseguições com uma serenidade que somente aqueles que aprendem a olhar com os olhos da fé são capazes de olhar.

Certo dia, ao acordar pela manhã, viu sua casa cercada por um exército de homens inimigos, que tinham por objetivo tirar sua vida, pois tudo que intentavam contra o exército de Israel, (Pátria de Eliseu), Deus antecipadamente revelava a Eliseu e este orientava o rei de Israel contra as ciladas do exército inimigo. Diz o texto que: “o moço do homem de Deus se levantou mui cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. (II Rs. 6.15,16.). Não desesperou, não entrou em pânico, pelo contrário, com uma serenidade sobrenatural, encontrou forças para ensinar seu servo acerca da confiança em Deus. Eliseu tinha tanta fé no Deus que servia, que por mais que as circunstâncias se apresentava com eminente perigo de morte, conseguiu olhar com os olhos de Deus para aquela situação. Veja a segui o que aconteceu: “E orou Eliseu e disse: Senhor peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então, Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais”. Ao invés de ser morto pelo exército Siro, o profeta os levou ao centro da capital de Israel, Samaria, e depois de orar a Deus para que os mesmos voltassem a enxergar, ofereceu um banquete aos inimigos e depois de alimenta-los, os despediu em paz, de tal forma que não puderam mais invadir as terras de Israel, enquanto viveu Eliseu.

Caro leitor, esta história parece ser cinematográfica, mas não é. Está registrada na Bíblia, e a mesma tem por objetivo nos ensinar que, quem aprende a olhar os problemas com os olhos da fé, pode vencer qualquer desafio, sem perder a paz interior. Por mais difícil que seja sua situação, tente exercitar sua fé, e assim como o servo do profeta Eliseu, terás os seus olhos abertos, para ver que maior é os que estão conosco do que os que estão com eles. Abra os olhos.


Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais