LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

O Espírito Santo e o testemunho

Por Administrador | 27/10/2014

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão Poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” Atos. 1.8

O maior objetivo de Deus, quando da promessa de revestimento de Poder aos seus discípulos foi de capacitá – los a um autêntico e genuíno testemunho da sua própria pessoa na terra. Juridicamente falando, a principal exigência que se faz a uma testemunha, é que somente a verdade seja o instrumento de suas afirmações, sob pena inclusive de cometer crime, testemunhar daquilo que não é verdadeiro em juízo. Por esta razão, o versículo que descatamos acima, mostra que a descida do Espírito Santo, dez dias após a volta de Cristo ao Céu de onde veio, é a garantia que temos que o poder sobrenatural de Deus está a nossa disposição, mas que ao mesmo tempo, nos impõe a responsabilidade de testemunharmos apenas das verdades de Deus que já provamos.

Receber o Poder de Deus em nossa vida, significa estar sendo preparados para vencermos o pecado. Aliás, deve-se dizer que, humanamente falando é impossível vencermos o pecado, apenas pelo esforço humano. È necessário que tenhamos o poder sobrenatural de Deus, para que consigamos resistir as investidas do mal contra as nossas vidas. Existem algumas pessoas acomodadas, e que não querem pagar o preço da busca do Espírito Santo, e por isto afirmam que esta poderosa manifestação do Espírito Santo, ficou restrita apenas ao tempo dos apóstolos, e que isto não acontece mais em nossos dias. Fazendo uma leitura responsável do livro de Atos, perceberemos que não é isto que a Bíblia nos ensina. No capítulo 2 verso 39, está escrito: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe e a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”. Perceba que não é apenas os discípulos que estavam presentes, como querem afirmar alguns, mas tantos quantos o nosso Senhor Jesus chamar. Não temos dúvidas que também fomos chamados para seguir o mestre, e Dele testemunhar a esta geração.

Analisando a termo original da palavra “Virtude” ou “Poder”, que no grego, língua que foi escrita o Novo Testamento, a expressão é “dunamis”, que significa poder dinâmico que produz ação, entendemos porque uma pessoa cheia do Espírito Santo possui mais facilidade para testemunhar de Cristo com a sua própria vida. É bom que se diga que poder aqui é mais do que força ou capacidade simplesmente; Poder divino em plena operação. Não seria por esta razão, que muitas pessoas, por falta de intimidade com a terceira pessoa da Trindade, não conseguem seguir as pisadas do mestre? E assim, acabam por viver uma vida dissoluta, distante de Deus, e o pior de tudo, frustradas, pois dentro de cada ser humano, existe um vazio do tamanho de Deus, e se este não for preenchido por Deus, a vida se torna vazia e sem graça. Ainda em Atos 5.32, quando os apóstolos foram questionados acerca da maneira como estavam pregando o Evangelho, eles Afirmaram: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”. Percebam que para ter a manifestação do Espírito Santo em nós, precisamos ser obedientes a Deus e sua Palavra.

Caro leitor, quando olhamos para o mundo de hoje, e percebemos o aumento exagerado de pessoas violentas, insensíveis, desumanas, cruéis, entre outras maldades, concluímos que o mundo está precisando de Deus. Mas do que isto, está precisando de verdadeiras testemunhas de Cristo, que procuram construir um mundo justo e melhor, a partir da sua própria vida. O grande problema do Cristianismo moderno não são os céticos e os incrédulos, mas o cristão que não dá testemunho. Do momento que todos nós passarmos a dar melhor testemunho de Cristo, com certeza outras pessoas serão atraídas pelo modo de vida por nós praticados. Quantas vezes nos colocamos a criticar os erros do nosso próximo, mas o que temos feito para levá-los a uma mudança de vida? De crítica por crítica o mundo está cheio e isto de nada adianta. O que realmente precisamos fazer é tomar uma postura diante de Deus e com sinceridade dizermos a Ele: Deus! Preciso do Teu Espírito Santo em meu ser, pois quero que meu viver seja o resplendor da sua glória. Preciso testemunhar com autoridade da tua Palavra, dos teus feitos ao mundo. Nunca me deixe retroceder diante de ti, pois só assim estarei cumprindo com teu propósito em minha vida. Pense sobre isto.

Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais