LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Avanço ou retrocesso?

Por Administrador | 15/12/2014

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim, nada podeis fazer." (João, 15.5)

O homem moderno, muito se orgulha de seus avanços científicos e tecnológicos. Isso porque o mundo tem evoluído de forma extraordinária. Há um século temos assistido o desenvolvimento da compreensão do ser humano. Grandes nomes neste período apareceram no cenário mundial, e sem dúvida contribuíram significativamente para que o universo interior do ser humano fosse mais entendido. Crescemos na área da medicina com o avanço na erradicação de endemias medievais. O que dizer do avanço humano na área da informática com computadores já atuando na velocidade dos hyperbites? Ou da robótica e cibernética – que já descortina a possibilidade de um ciborg num tempo não muito longe?

Olhando a vida por este ângulo, realmente foram grandes as conquistas do ser humano. Contudo, não obstante tenhamos avançado em todas as áreas do conhecimento humano, não podemos dizer que o homem é melhor do que o era na idade média. Criamos tecnologias altamente benéficas, mas não conseguimos nos erguer de nossas mazelas pessoais. Somos uma geração que protagoniza as mais terríveis tragédias já vistas na história humana. Nunca houve tanto divórcio, lares destruídos, como em nossa geração. A população carcerária chegou a números inimagináveis. Centenas de milhares de crianças morrem de fome todo anos nos paises da África e muitos outros lugares do mundo. E a imoralidade moderna só se iguala aos episódios perpetuados nas rochas de Pompéia. Os homens comprometidos apenas com seus desejos efêmeros e totalmente destituídos do temor de Deus tentam legalizar práticas abominadas pelo criador, sem se darem conta, que tais práticas, são marcas de uma sociedade em queda livre e decadente.

Qual a resposta para tal situação? É simples. Jesus segundo o evangelho de João nos afirma: “sem mim nada podeis fazer”. Qualquer tentativa sem a ação transformadora de Jesus no coração humano é inócua. Sem Jesus, o ser humano jamais irá conseguir se levantar de suas enfermidades. Então, o que fazer? Vamos jogar fora todas essas tentativas e esforços? Não! De modo algum. Nosso objetivo é na verdade mostrar que é pura utopia a pretensão de um progresso sem Deus. Queremos sim os avanços, mas ao mesmo tempo precisamos combater a ilusão de uma felicidade sem Jesus. A ciência, a educação, a sociologia, a psicologia são bons aliados do evangelho, mas péssimos substitutos. É pura enganação pensarmos que podemos evoluir deixando Jesus de lado.

Em nossa simples maneira de ver as coisas, o melhor a fazer é seguirmos o conselho do Mestre, conforme o versículo destacado: "Eu sou a videira, vós, os ramos, quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim, nada podeis fazer." (João, 15.5). Percebam que é preciso permanecer ligado na videira verdadeira, que é o próprio Jesus. Ele, se utilizando desta metáfora, nos ensina que assim como uma vara que não está ligada ao seu tronco, no pode produzir frutos bons, assim o homem desligado de Deus, não pode produzir bons resultados. Ë por isto, que tenho dito, que pouco adianta, vestirmos de branco, fazermos bandeiras, e sairmos pelas ruas e avenidas das cidades exigindo paz, quando na verdade, nossos corações estão obscurecidos pelo pecado. Longe do príncipe da paz, é impossível vivenciar a paz. A única maneira de mudarmos o rumo da raça humana, é nos voltando para Deus que tem poder para promover as verdadeiras transformações de dentro para fora do ser humano. Foi o próprio mestre, que prestes a concluir seu ministério terreno, disse aos seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. (João 14:27). Então caro leitor, viver divorciado da vontade divina e distante de seus ensinamentos, e puro retrocesso, razão pela qual devemos avançar sim, mas sempre ligados a videira verdadeira. Jesus.

Deus nos ajude. 

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais