LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Deus a família e a igreja

Por Administrador | 23/03/2015

Pr. Isaac Vicente Ribeiro


Deus é o grande idealizador da igreja, por sua vez a família é a célula principal da mesma. Assim, não é difícil concluir que para termos uma igreja fortalecida, precisamos de famílias bem estabelecidas no Senhor. Justamente por isto, gostaríamos de analisar a posição de cada integrante da família, dentro do contexto cristão, para que tenhamos condições de fazermos frente a todos os desafios comumente apresentados em nossos dias. Vejamos:

A Posição de Deus na Família Cristã – Deus é o elemento central da família cristã. Nele se prende as atenções do esposo, da esposa e dos filhos. Ele é o protetor o provedor de tudo quanto à família carece. Mais do que isto, Deus é o princípio e o fim, aquele diante de cuja face se eleva as mãos e orações são erguidas, em atitude de humildade, submissão, dedicação e reconhecimento pelos muitos benefícios recebidos. Cientes da presença invisível, porém real, de Deus, cada membro da família cristã deve agir tendo impregnado na mente a certeza de que das suas atitudes e atos há de prestar contas diante de Deus. Agindo assim, nos momentos de conflitos no lar, Ele vem em socorro como singular pacificador. No momento das enfermidades, ele age como médico de habilidades ilimitadas. Ele promete que aqueles que nele confiam, jamais serão desapontados.

A Posição do Marido da Família – Na ordem hierárquica de autoridade dentro do lar, Deus está em primeiro lugar, vindo depois o marido. Colocado em tão elevada posição, o marido tem o sagrado dever de cultivar uma vida de constante comunhão com Deus, só assim ele estará em condição de ouvir e receber do Senhor a necessária orientação indispensável ao fortalecimento da família. Ao marido e pai, Deus designa a dupla responsabilidade de sacerdote e profeta. Como sacerdote da família, o marido cristão tem o sublime dever de conduzir os da sua casa a terem uma maior comunhão com Deus. Deve dar aos seus filhos a visão adequada do Deus da Bíblia. Deve interceder a Deus em benefício de seus filhos no sentido de eles sejam conservados no Temor do Senhor. Como profeta do lar, o marido e pai deve ensinar a seus filhos os caminhos do temor e da obediência a Deus.

A Posição da Esposa na Família – Se perguntarmos a uma criança qual o lugar da sua mãe no lar, é possível que ela responda: junto ao fogão cozinhando, junto á pia lavando louças, junto ao tanque lavando roupas. Ou junto ao ferro passando roupas. Esta noção se deverá às naturais limitações do raciocínio da criança. Quanto ao que pensam os maridos a respeito do papel da esposa no lar, eles sabem que ela é muito mais do que uma simples assistente do lar. Ela é a cooperadora nº. 1 do marido, a maior amiga de seus filhos. A presença da esposa e mãe, dentro do lar é garantia do sucesso da família. Diz a Bíblia, que a Mulher sábia, edifica sua própria casa, porém a tola destrói com sua própria mão. (Pv. 14.1).

Pergunte a um marido que teve a esposa viajando por mais de uma semana, enquanto ele ficou em casa cuidando das crianças, o que ele pensa a respeito da sua esposa, e verá que ninguém como ele terá palavras elogiosas quanto à posição da esposa no seio da família. A família é um barco, e como é sabido, para que um barco atravesse um mar agitado com a necessária segurança, é indispensável que o capitão (o marido) e o timoneiro (a esposa), trabalhem de comum acordo. Um dos grandes problemas enfrentados em nossos dias, são que a maioria das mulheres trabalham fora, para ajudar no orçamento familiar, e isto tem trazido muito prejuízo a família, pois os filhos não são acompanhados pela mãe na fase mais importante da construção do caráter humano, que é a infância e a adolescência, período este que são plantadas as sementes que determinarão o sucesso ou o fracasso do ser humano.

A Posição dos Filhos na Família Cristã - analisada isoladamente, a posição dos filhos dentro da família, se reveste de tanta importância quanto a posição dos seus pais. Como a posição dos pais não é só dar ordens, a dos filhos não é só receber ordens. A obediência dos filhos deve ser uma atitude voluntária. Não obstante proferido há mais de três mil anos, o único mandamento com promessa: “Honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex.20.12). Este mandamento continua valendo para os filhos de hoje, pois próprio apóstolo Paulo ratificou o mesmo em suas cartas Efésios 6.2.3.

Diante disto, que cada integrante da família, lute para que a saúde da família seja a melhor possível. Não esqueçamos as palavras do apóstolo Paulo: Aquele que não cuida da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.
Deus nos ajude

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais