LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

As duas faces do dinheiro

Por Administrador | 26/05/2015

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. (I Timóteo 6.10).


A vida do homem é deveras engraçada. Se tiver falta do dinheiro, as coisas se conplicam. Porém, com muito dinheiro, elas se tornam mais complicadas ainda. Quem estuda a Bíblia como bom aluno, acaba absorvendo que não é pecado o homem possuir riquezas. Na verdade, o pecado reside no fato da riqueza possuir os homens. Ninguém em sã consciência pode negar que o dinheiro com seu jeito luminoso fascina os homens. Entretanto, o caminho para prosperidade pela força do dinheiro, em si mesmo, gera a sombria loucura, que por fim tornam as riquezas em fel de amargura. Isto tem gerado distorções terríveis no coração e na mente das pessoas. Ë comum ver pessoas afirmando que o dinheiro é um sinal de bênção, e que o empobrecimento é virtual sinal dos esquecidos de Deus. Até criaram uma máxima: “ame Jesus, e enriqueça”. Alguns, se arvoram em promessas aritméticas exatas, que garantem: “Façam isto ou aquilo, e recebam sete vezes mais!”.

Quando Jesus nos ensinou acerca do dinheiro, com muita propriedade afirmou que é impossível servir a dois Senhores. Ou se serve a Deus, ou a Mamon. (Mateus. 6.24) Mamom é uma palavra aramaica que significa “riquezas”, as quais pode tornar-se um deus para as pessoas. Ë neste sentido que Paulo afirma que, quando o homem passa cultuar o dinheiro, Ele se transforma em: “raízes de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”.(I Timóteo 6.10) O dinheiro é um agente voraz muito ativo, que tem poder de gerar para si servos incontroláveis. O Brasil está sendo passado a limpo, e muitos estão estarrecidos com todas as denúncias de corrupção. Comissões e mais comissões parlamentares, são criadas a todo instante no intuito de investigar pessoas que com certeza entraram na política bem intencionadas , mas que acabaram se dobrando diante do “deus mamom” , e esqueceram da ética, do caráter, do compromisso para com seu semelhante, e como conseqüência, a honra, a honestidade, e o bom nome, está indo por água abaixo. Tudo por causa do Dinheiro.

Mas alguém pode perguntar: O dinheiro tem poder ? ah se tem! Tem até características de divindade. Promete segurança, liberdade; ele sempre se apresenta onipotente. Por isso, muitos o dão uma importância que excede a seu valor, e a sua própria razão de ser e existir. Em sua direção correm treslocadamente pobres e necessitados, abastados e super ricos que sempre precisam juntar mais, numa tentativa ilusória de assegurar o presente, e o futuro. Facilmente, apreciamos o valor da renda dos homens, e nos admiramos com o poder das riquezas; e, tolamente, somos levados a comprar mais carros do que precisamos, mais roupas do que podemos vestir, e mais bens do que podemos cuidar. Acumular, acumular, num louco e incontrolável envolvimento afinado com o sub-mundo das dividas, num sub-julgo tremendo, até perder o senhorio de nós mesmos, tornando-nos, nada mais do que pobres e infelizes servos do consumismo.

Caro leitor, o cristão verdadeiro foi lavado no Sangue do Cordeiro, e é por adoção herdeiro do Senhor da Glória. Por esta razão, precisa estar envolvido diuturnamente com a assistência de Deus, em busca apenas do necessário. Nessa área, os problemas ocorrem quando desejamos mais que o necessário, ou adquirimos mais do que precisamos. A nossa provisão vem de Deus - no ar, na luz, na chuva, nas cores, nas coisas tangíveis e intangíveis que encantam os olhos. Quando realmente possuímos, no espírito, gratidão diante do que recebemos de Deus, jamais nos tornamos servos das coisas materiais, e quando necessário, não temos dificuldades para soltá-las livremente, abençoando pessoas que carecem, abençoando também o Reino de Deus e viabilizando-o, materialmente. Portanto, vamos usar o dinheiro que honestamente ganhamos, mas não vamos permitir que ele nos escravize. Consagremos a Deus o muito, o pouco ou o nada que venhamos ter; mas vamos consagrar primeiro o nosso coração em fé, no poder do Senhor e na sua providência. Não esqueçamos da recomendação de Jesus: “Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”.(Mt. 6.33)


Deus nos ajude.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais