LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

E fez o que era reto aos olhos do Senhor

Por Administrador | 16/06/2015

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor;”. (II Reis 22.1,2)

Por ter Deus escolhido à nação de Israel, para manifestar o seu grande projeto de Salvação a humanidade, vira e mexe, precisamos lançar mão de fatos históricos que envolveram os descendentes de Abraão, para instruir a atual geração. Partindo do princípio bíblico que toda escritura é divinamente inspirada, (II Timóteo 3.16), podemos concluir que nada do que foi escrito na Bíblia, foi escrito por acaso. Porque Deus haveria de registrar os erros e acertos, as virtudes e os defeitos de seus personagens? Qual o propósito de Deus em revelar as mazelas daqueles que Ele elegeu para ser seu povo? A resposta é simples; para que todos aqueles que se dizem cristãos, não cometa os mesmos erros que eles cometeram. A este respeito, corrobora o apóstolo São Paulo: “Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”. (I Coríntios 10.11).

Bem, no versículo acima, destacamos o início do reinado de um jovem herdeiro do trono de Judá. Josias era o seu nome. Ele tinha apenas oito anos de idade quando começou a reinar. Isto porque o regime de governo era monárquico, e ele era o sucessor direto de seu pai Amon. Assim, após a morte de seu pai, sob a tutela de conselheiros, assume a coroa do reinado de Judá. Deve-se dizer que naquela época, o rei não só influenciava a vida política do povo, como também, influenciava a vida religiosa da nação. Ou seja, se o rei fosse bom e temente a Deus, o povo prosperava, sem fosse perverso, o povo sofria.

Desta forma, quando Josias assumiu o governo de Judá, o povo estava totalmente distante de Deus. Seu pai havia sido um péssimo exemplo. As coisas estavam fora de ordem. O templo abandonado, o sacerdócio havia se corrompido, e a nação estava totalmente mergulhada no pecado. Todavia, Josias, ao invés de seguir o exemplo de seu pai, procurou desde cedo, a andar pelo caminho da verdade. Diz o texto: “E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda”. Veja que Josias contrariou a regra. Ou seja, diz o adágio popular “que ta o pai ta o filho”. Porém aqui, não aconteceu assim. Ao invés de proceder como seu pai, procurou se espelhar em um bom rei, (Davi). Foi tendo um bom referencial que, ao completar vinte e seis anos, e já responder por si mesmo, teve a iniciativa de reformar o Templo, que estava entregue as traças. Ele sabia que sem Deus à frente do seu governo, seria mais um, para entrar na lista dos maus reis de Judá.

Ao iniciar a reforma do templo, algo interessante aconteceu. Acharam perdido dentro do templo, o livro do Senhor. Ou seja, estavam tão distantes de Deus, que o Pentateuco, (Cinco livros escritos por Moisés), o principal livro de orientação da nação, havia sido colocado de lado. Diz o texto: “Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes. E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, e a Asaías, o servo do rei, dizendo: Ide e consultai ao Senhor por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor que se acendeu contra nós, porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto de nós está escrito”. (II Reis. 22.11-13). Foi com um coração voltado para Deus, que este rei vez história em Judá, sendo considerado um dos melhores monarcas da história dos hebreus.
Caro leitor, como seria diferente se a semelhança daqueles, todos nós voltássemos um pouco mais de nossa atenção à palavra de Deus. Como seria diferente, se todos nós tivéssemos o desejo de pautar nossas vidas, dentro da vontade de Deus. Presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, juizes, promotores, pastores padres e todos os leigos. Todos nós deixássemos de pensar menos e nós mesmos, e pouco mais em Deus. Porque estamos cercados de todo tipo de corrupção? Corrupção, no executivo, no legislativo, no judiciário, nas propriedades privadas e até mesmo em seguimentos religiosos. A grande verdade, é que Deus não tem sido prioridade na vida das pessoas. E quando colocamos Deus em segundo plano, passamos a pensar só em nós, e em como tirar proveito em benefício próprio. Esta é a triste realidade atual. Concluindo, sinceramente esperamos que Deus abençoe o Brasil, em todos os aspectos, porque esta é a vontade Dele. No entanto, para que isto aconteça, é preciso que cada um de nós tenhamos Deus como prioridade em nossas vidas. Do contrário, os problemas continuarão sendo os mesmos. Vamos pensar nisto e que Deus nos ajude.

Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais