LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

A SOLIDÃO E OS SEUS LIMITES

Por Administrador | 29/06/2015

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” Apocalipse. 3.20.

O sentimento de solidão é algo comum a todos. Se fôssemos lembrar quantas vezes nos sentimos sozinhos, perceberíamos que não é “privilégio” apenas de quem está num quarto escuro. É possível sentir-se sozinho na multidão, em meio aos familiares e amigos, e também quando ninguém está, de fato, ao nosso lado. É difícil medir qual destes sentimentos é mais insuportável. Esse sentimento, responsável por atos inconseqüentes de tanta gente, parece mesmo estar em todos os lugares. É algo intrínseco, que muitas vezes não depende de fatores externos, como a companhia de alguém.

A solidão na multidão pode se dar pela frieza com que somos tratados. A indiferença, o anonimato, quase sempre se dá no meio da multidão. A solidão em meio aos familiares pode se dar quando não há compreensão, não há tempo para se investir na troca de algumas palavras que podem fazer diferença em nosso dia-a-dia, como “bom trabalho, bom dia, tudo bem com você”? Entes fisicamente próximos, mas emocionalmente tão distantes. Vários lares estão sendo surpreendidos com o uso de drogas, prostituição, traição, suicídio, porque não atentaram para o risco da solidão causada pelo relacionamento frio e distante de pessoas que, teoricamente, deveriam se amar e contar sempre umas com as outras.

A solidão em meio aos amigos pode se dar quando não se pode falar tudo o que se deseja, quando os interesses pessoais tiram a liberdade de valorização de uma real amizade. No momento em que mais precisamos deles, estão ocupados ou não podem fazer nada, apenas lamentar, e nos levam a constatar que, na verdade, sempre estivemos sozinhos e não sabíamos. Por outro lado, pode até ser que na multidão se encontre alguém que faça com que nos sintamos valorizados. Na família, a frieza seja uma exceção e não uma regra; que, por fim, alguém deu sorte com a maioria dos amigos. Mas uma coisa é certa: sentir solidão nesses vários contextos também faz parte da experiência de vida de cada um.

A grande verdade é que a solidão pode ser tratada mas, apenas por um fator – a existência de Deus em nossa vida. Quando vislumbramos o nosso Criador fazendo parte da nossa história, podemos saciar a nossa sede de companhia através da sua preciosa presença. Ele nos ouve com atenção, nos entende até mesmo quando não sabemos escolher as melhores palavras para lhe falar. Deus é um ser Pessoal e Absoluto, pronto a relacionar-se profundamente conosco, a ponto de nunca mais nos sentirmos sozinhos, porque, de fato, nunca estamos. Deus é o limite final da solidão. Ele é a companhia de todas as horas. Quando estamos sendo ignorados pela multidão, desprezados por um ente querido ou mesmo traídos por um amigo, Deus, sim, é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Quando não conseguimos ver alguém ao nosso lado. Ele pode fazer muito.

Todavia, torna – se necessário dizer que para termos a companhia de Deus em nossa vida, é preciso fazer o que versículo acima nos sugere. Precisamos abrir nosso coração para que ele faça parte do nosso dia- a -dia. Só assim é que poderemos desfrutar da agradável presença de Cristo em nosso ser. Caro leitor, espero que se ainda não desejou ter uma experiência verdadeira com Deus, que esta reflexão, desperte você a uma verdadeira busca do sentido da vida, e com certeza, terás a oportunidade de desfrutar de todas as benesses que vem diretamente de Deus, preparadas para aqueles que procuram aproximar – se Dele. Faça uma endoscopia espiritual de sua vida, olhe para dentro de você e veja se não está faltando à augusta presença de nosso Deus em seu viver. Avalie quais tem sido suas prioridades, não faça como muitos que dedicam apenas o resto a Deus. Por vezes ouço a seguinte expressão: “ Quando sobrar um tempo farei isto a Deus”. Saiba que o Senhor merece primícias e não o resto. Fazendo isto, estarás se apropriando do melhor remédio para vencer a solidão, e uma série de outros problemas que atormentam a vida do homem. Lembre – se, há um vazio dentro de você, do tamanho de Deus.


Deus te abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais