LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

O conteúdo vale mais do que o rótulo

Por Administrador | 06/07/2015

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

“Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. (I Samuel. 16.6,7).


A maneira que Deus vê as coisas, em certo sentido nos surpreende. Aquilo que o mundo considera importante, para Ele não tem valor. É por esta razão que para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. É comum, natural e até aconselhável, aos olhos humanos, confiar em quem é mais forte e que naturalmente nos transmite segurança. No entanto, com nosso Deus não acontece assim.

Para provar que Deus não avalia as pessoas, por suas posses, pelo seu status ou sua aparência, gostaríamos de citar o texto em que o profeta de Deus, foi à casa de Jessé, para ungir um Rei para Israel. Um a um passaram diante do profeta Samuel, os sete filhos de Jessé. “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. (I Samuel. 16.6,7). Enquanto iam se apresentando perante Samuel, ele ouvia do Senhor: “Não é esse!” - até que chegou Davi, o menor de todos, desaprovado aos olhos humanos, até pelo próprio pai terreno, porém, aprovadíssimo aos olhos do Senhor desde antes do seu nascimento. O Senhor vê o coração. É no coração onde está escondido o valor do homem.

Para fazermos diferença nesta vida e aos olhos de Jesus, não importa o que já conseguimos construir, juntar ou a influência que temos diante dos outros, mas sim o que somos. Com a aprovação de Deus e pela força do Espírito, na nossa simplicidade, podemos transformar uma família, uma cidade, e até o mundo. Podemos dar uma reviravolta na história e na vida dos que nos rodeiam. O maior entrave no desenvolvimento de sonhos e projetos para uma vida cristã vitoriosa é o sentimento de autodepreciação que, vez por outra, nos assalta. Quantos simplesmente desistiram de tentar, ou há muito, abandonaram o projeto que o próprio Deus colocou em seus corações por se acharem incapazes? É difícil acreditar que antigos e empoeirados sonhos e projetos, se retomados, ainda poderão lograr êxito. Mesmo que já nem haja expectativa humana, nem tempo suficiente para sua execução, é preciso dizer que todo sonho que vem do Senhor não envelhece, é sempre possível. Mas o seu abandono é a causa principal da nossa tristeza e desaprovação diante do Altíssimo. Este é um momento, na nossa história, que o Senhor separou para nos desafiar a olhar apenas para Ele, ouvir a sua voz, e sonhar outra vez, quem sabe, o mesmo sonho. Certamente, retomar sonhos e projetos empoeirados encherá outra vez a nossa vida de alegria.

Porque Deus prefere usar aquele que aparentemente é fraco, em vez daquele que se considera forte? É porque o sábio deste mundo, ou forte deste mundo, geralmente na sua “auto-suficiência”, acaba lançado mão de métodos que não são aprovados por Deus, ao passo, que aquele que é fraco, busca ajuda em Deus e isto lhe proporciona submissão, temor, respeito e reverência a Deus, lhe proporcionando todas as credenciais, para se tornar em grande instrumento de Deus.

Caro leitor, com esta breve mensagem, gostaria de compartilhar, que por mais que sejamos bem orientados secularmente, jamais devemos nos sentir grandes, aos nossos próprios olhos, a ponto de perdermos a humildade. È preciso lembrar que, tudo aquilo que o próprio Deus nos confiou, não é nosso, mas Dele. Somos meramente mordomos administradores daquilo que pertence a ele. Todas estas coisas devem sim, nos tornar cada dia mais gratos, por sua infinita bondade e confiança. Fazendo assim, por mais influentes e respeitados que nos tornemos aqui na terra, estaremos sempre transferindo, toda honra e toda glória a Deus. Pois a Ele pertence.

Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais