LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

A vaidade do poder

Por Administrador | 30/07/2015

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso”. (II Crônicas 26.16)

A Bíblia narra à história do Rei Uzias como um dos reis mais populares da monarquia Israelita, mas que tropeçou no mesmo pecado de Saul, o primeiro rei da referida monarquia. Tornou-se leproso por punição divina, devido à forma arrogante como lidou com a glória de Deus, pecando contra o Senhor ao tentar ofertar sua adoração ao seu modo, desprezando as exigências do Senhor, que dizia que somente o Sacerdote poderia realizar ofertas no altar do Templo do Senhor. Ele conhecia as leis de Deus, mas como se sentia muito poderoso e intocável, preferiu fazer a sua maneira. Ao ler sua biografia, encontramos o registro que nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor. Ao ser repreendido pelo Sacerdote da época, por nome Azarias, dizendo que aquele ofício não era dele, indignou-se de tal maneira que partiu para cima do Sacerdote tendo o incensário na sua mão para queimar incenso. O texto diz assim: “indignando-se ele, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso. Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do Senhor; e Jotão seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei julgando o povo da terra”.

Esse episódio demonstra que a ilusão ou a vaidade do poder, oriundo da posição que o líder ocupa é fonte de comportamentos os mais estranhos e imprevisíveis. O diabo se aproveita das fraquezas da personalidade de certas pessoas, e incita-as a julgarem-se grandes demais, a ponto de extrapolar nas suas ações, agindo de modo ilegítimo, e contra a vontade de Deus. Olhando para os dias de hoje, percebemos que a semelhança de Uzias, muitos líderes tem comprometido seus lideranças por perderem a humildade, e embriagados pelo poder, passam a pensar e agir como se fossem de uma classe superior de seres humanos. O exemplo do Rei Uzias, deve ser visto como advertência para todas as autoridades sejam elas, de caráter religioso, político, jurídico e privado. É muito importante que todos aqueles que estão em eminência, tenham consciência de que o poder que lhe sustenta não é o poder pessoal, e sim o poder do cargo, e todos sabemos que cargo a pessoa pode perdê-lo como facilidade, basta começar a agir em desacordo com as funções do mesmo.

O líder só pode ser bem sucedido em sua missão, se reconhecer que o poder vem de Deus. Davi, um dos maiores líderes disse: “Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus” (Sl 62.11). Paulo por sua vez, nos ensinou que nenhuma autoridade é constituída, se não for pela permissão de Deus. (Rm.13.1). Dessa forma, é melhor não se deixar dominar pela vaidade do poder, pois, um dia, quando o detentor do cargo tiver que deixá-lo, seja lá qual for à razão, poderá sofrer muito, sentindo falta do poder de que foi detentor. Contudo, quando o homem trabalha bem esta área da vida e não se deixa seduzir pela vaidade do poder, e confia no poder de Deus, ele pode sair do cargo de cabeça erguida, sem sentir carência da posição. Portanto, sejamos lideres, mas não percamos a humildade e não esqueçamos que somos meros mortais.


Deus nos ajude.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais