LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Jesus está no barco ?

Por Administrador | 31/08/2015

“E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos”. Mateus 8.24,25.

Aquela era apenas uma travessia de muitas que já haviam sido feitas. Dentro do barco homens experimentados na pescaria, portanto profundos conhecedores daquelas águas. Todavia, foram surpreendidos por uma forte tempestade e por pouco não naufragaram. Esta passagem bíblica serve para ilustrar que quando realizamos atividades que nos são corriqueiras, acabamos por não dar a devida atenção a pequenos detalhes. Os maiores imprevistos podem surgir durante as mais despretensiosas viagens, pelos "lagos" que julgamos seguros e absolutamente navegáveis. Mas, tal qual o mar da Galiléia, a vida é traiçoeira, esconde e revela subitamente tremendas e inexplicáveis tempestades. Diante de tais situações, de nada vale nossa habilidade, nem quantas tempestades já vencemos no braço. Sempre que nos encontramos vencidos por uma delas, vemos o quanto somos nada, e não passamos da mais frágil de todas as criaturas. É nesta hora que precisamos de Jesus ao nosso lado. Justamente por isto, nada é mais confortador do que desfrutarmos da graciosa e segura companhia de Jesus no barco de nossas vidas. A presença Dele é a garantia que vamos chegar do outro lado, mesmo que no caminho tenhamos que enfrentar grandes tempestades.

Por outro lado, precisamos reconhecer que sempre que vamos enfrentar novos desafios, nos cercamos de todas as garantias, para que tudo dê certo. Mas, quando a atividade é algo do dia a dia e que já estamos cansados de realizar, baixamos a guarda e nossa atenção fica comprometida. É justamente aqui, que quero chamar a preciosa atenção do amado leitor, para esta significativa verdade. Temos visto muitas pessoas se perdendo por não dar atenção aos pequenos detalhes. Relacionamentos que entraram em decadência porque o cuidado do início já não existe mais. Ótimos profissionais deixaram de se reciclar e hoje estão ultrapassados. Líderes que se limitaram a navegar apenas em águas tranquilas, e quando chegou a crise acabaram no desespero e não só naufragavam como levou outros consigo. A previsibilidade da vida não pode fazer com que tenhamos a sensação de que não precisamos de Jesus conosco, e que podemos realizar tudo sozinhos. Ele precisa ser o nosso Emanuel, (Emanuel significa Deus conosco). Se Ele está no barco, podemos transpor todas as dificuldades, mesmo que o vento sopre forte, as ondas açoitem nosso barco, apenas uma palavra do Mestre será suficiente para deter a fúria da tempestade. Veja que no texto que destacamos acima, quando os discípulos clamaram por Jesus, imediatamente ele repreendeu a tempestade. Caso sua vida esteja fora de controle e a sensação que tem é que o naufrágio se aproxima, chegou a hora Dele te socorrer. É preciso lembrar que em outra ocasião os discípulos estavam sem a companhia de Jesus, mas na quarta vigília da noite Jesus veio estar com eles. A princípio pensaram até que era um fantasma, mas logo viram que não era outro, senão Jesus de Nazaré. Saiba que só Ele é capaz de dizer basta a qualquer tempestade, Ele é suficiente para nos conduzir ao destino certo. Aliás, Ele é o próprio porto seguro até firmar em solo firme nossos pés. Concluímos esta reflexão citando Jeremias 33.3: “Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que não sabes”.


Deus vos abençoe.

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais